domingo, 17 de maio de 2020

LEITURA

HORA DA LEITURA

Olá pessoal, tudo bem? Hoje ouviremos a contação de história de uma Lenda muito popular no Brasil. Quer conhecer???

A LENDA DA CABRA CABRIOLA

A Cabra Cabriola, ou o bicho papão, como é mais conhecido, é a personificação do medo: um animal, em forma de cabra, de aspecto monstruoso, comedor de crianças, um papa-meninos. No século 19, a Cabra Cabriola era tema de uma canção de embalar.

A Cabra Cabriola no Piauí e Pernambuco data dos séculos 19 e 20. Os pais contavam a lenda da Cabra Cabriola, afirmando que ela comia crianças que desobedeciam aos mais velhos. Diziam, ainda, que esse animal monstruoso invadia as casas à noite, em busca de crianças travessas.

Que tal ouvirmos uma deliciosa contação de história sobre a Cabra Cabriola?
Chame a família toda e não se esqueça de deixar nos comentários se gostou da história. Beijos!!!
 SE NÃO PUDER VER O VÍDEO LEIA A LENDA QUE COLOCAMOS ABAIXO. 

https://m.youtube.com/watch?v=mRTTa978S6o


                 A Cabra Cabriola, era uma espécie de Cabra, meio bicho, meio monstro. Sua lenda em      Pernambuco, é     do fim do século XIX e início do seculo XX. Ocorre também outros estados.
             Era um Bicho que deixava qualquer menino arrepiado só de ouvir falar. Soltava fogo e fumaça pelos olhos, nariz e boca. Atacava quem andasse pelas ruas desertas nas noites de sexta. Mas, o pior era que a Cabriola entrava nas casas, pelo telhado ou porta, à procura de meninos malcriados e travessos, e cantava mais ou menos assim, quando ia chegando:
              -  Eu sou a Cabra Cabriola
               Que como meninos aos pares
               Também comerei a vós
              Uns carochinhos de nada…

           As  crianças não podiam sair de perto das mães, ao escutarem qualquer ruído estranho perto da casa. Podia ser qualquer outro bicho, ou então a Cabriola, assim era bom não arriscar. Astuta como uma Raposa e fétida como um bode, assim era ela.
         Em casa de menino obediente, bom para a mãe, que não mijasse na cama e não fosse traquino, a Cabra Cabriola não passava nem perto.
          Quando no silêncio da noite, alguma criança chorava, diziam que a Cabriola estava devorando algum malcriado. O melhor nessa hora era rezar o Padre Nosso e fazer o Sinal da Cruz.
            Considerada mais temida que o Lobisomem e a Mula-sem-Cabeça, que são mitos vindos de fora há muito mais tempo, a Cabra Cabriola, logo se tornaria o consolo das mães, já que não precisavam se esforçar muito para fazerem seus filhos a irem para cama cedo. Para os pequenos era o maior pesadelo.
      São muitos e coisa regular os contos populares em que figura a Cabra Cabriola em ação. Os testemunhos de época logo se tornavam valiosos meios para as mães colocarem na linha seus filhos travessos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!