quarta-feira, 7 de outubro de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA

 07/10 – EDUCAÇÃO FÍSICA

RESGATE DE BRINCADEIRAS


JOGO: BOLINHA DE GUDE (JOGO MATA OU MATA-MATA)

HABILIDADES DESENVOLVIDAS COM ESSE JOGO: coordenação motora, agilidade e lateralidade.

FAIXA ETÁRIA: A partir dos 6 anos PARTICIPANTES:  Livre


OBJETIVO: Acertar a bolinha do adversário.

História da bolinha de gude: A origem exata dos jogos com bolas de gude não é clara, mas os relatos e registros históricos, arqueológicos e culturais sugerem que o hábito é muito antigo. As primeiras notícias são do ano 3.000 a.C.: bolinhas foram encontradas em túmulos egípcios dessa época, segundo o pesquisador Roberto Azoubel.

O Museu Britânico tem em seu acervo bolinhas da Ilha de Creta (Grécia) datadas de 2.000 a.C., feitas de materiais diversos. Também há registros da brincadeira no Império Romano, inclusive entre adultos, segundo o historiador Câmara Cascudo, autor do livro “Dicionário do Folclore Brasileiro”


DESCRIÇÃO DO JOGO: É a versão mais simples e não tem limite de jogadores. Coloca-se no chão apenas um berlinde (outro nome dado `a bola de gude), de tamanho grande. O primeiro jogador precisa acertá-lo; se não conseguir, é a vez do próximo, que tenta acertar a bolinha do primeiro, e assim prossegue. Se o jogador conseguir acertar a bolinha do adversário, recebe uma ou mais deste, conforme combinado antes. A duração do jogo depende da vontade dos jogadores.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: 

https://www.fazfacil.com.br/lazer/como-jogar-bolinha-de-gude/

http://www.ntsviniciusmoraes.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/24/1745/398/arquivos/File/jogosafricanos.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!